Como ter um café da manhã mais equilibrado

Como-ter-um-cafe-da-manha-mais-equilibrado

Os primeiros alimentos da manhã são os que fornecem energia para iniciar o dia com mais ânimo. Por isso é tão importante fazer essa refeição corretamente. Descubra como ter um café da manhã mais equilibrado e garanta mais saúde em sua vida.

O café da manhã deve fornecer 25% do valor energético de uma dieta. Veja o que deve acrescentar a ele para comer de uma forma balanceada e ser mais saudável.

Por que ter um café da manhã equilibrado?

Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), pessoas que não têm o hábito de consumir alimentos pela manhã tendem a ingerir vitaminas insuficientes.

Assim, esse grupo fica com deficiência de vitaminas B2, B6, A e D, além de não apresentarem o ideal de cálcio, ferro, ácido fólico, fibras zinco e magnésio. Logo, essa falta de nutrientes é muito prejudicial para o funcionamento do corpo.

Não estar bem alimentado gera outros problemas como estresse, falta de disposição e nervosismo. Por isso, uma boa dica é, além de comer bem, também complementar a alimentação com suplementos naturais.

Sendo assim, o café da manhã é uma chance para oferecer esses nutrientes fundamentais para o organismo. Ao consumir alimentos adequados pela manhã, será muito mais fácil ter mais disposição, produtividade e bem-estar no decorrer do dia.

Como ter um café da manhã mais equilibrado?

Em uma dieta de 2.000 kcal, o café da manhã deve representar 500 kcal, uma vez que ele fornece 25% do índice energético do dia. Sendo assim, é essencial garantir que sua primeira refeição tenha alimentos com as características abaixo:

  • 1 fonte de proteína;
  • 1 porção de fruta ou suco natural;
  • 1 fonte de carboidratos integrais.

As proteínas ajudam a eliminar o peso extra a formar os músculos. Para ter boas fontes proteicas, escolha alimentos com cálcio. Alguns exemplos são: aveia, pasta de amendoim, castanhas e leites vegetais.

As frutas são ricas em minerais, vitaminas e são fontes de fibra. É possível acrescentar variedades em sua refeição todos os dias, como: banana, maçã, morangos, uvas, manga etc.

Os carboidratos integrais oferecem mais energia para o cotidiano e ajudam a criar a sensação de saciedade. Para ter essa porção em sua dieta, inclua: pães, biscoitos e cereais.

O que comer para ter um café da manhã mais equilibrado?

Seguindo a receita de ter 1 fonte de proteína, 1 porção de frutas e 1 carboidrato, seu café da manhã ficará muito mais saudável. Caso, não consiga ingerir nada muito cedo, experimente as vitaminas.

Acompanhe algumas sugestões de cardápio para seguir ou adaptar de acordo com a sua preferência.

 

Cardápio 1

  • ½ xícara de chá de morangos picados;
  • ½ xícara de chá de cereal matinal;
  • 1 copo (200 ml) de bebida de soja ou leite semidesnatado.

 

Cardápio 2

  • 2 torradas do tipo integral;
  • 1 colher de sobremesa de geleia natural;
  • 1 fatia de queijo tipo minas;
  • 1 copo de bebida de soja batido com 1 banana nanica picada.

 

Cardápio 3

  • ½ mamão papaia recheado por 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos;
  • 1 pão francês com 1 colher (sopa) de queijo cottage;
  • 1 copo (200 ml) de suco de laranja integral.

Com essas opções é fácil entender como ter um café da manhã mais equilibrado. Invista na sua saúde e poderá ter muito mais qualidade de vida.

Para equilibrar seu humor, evitar a insônia e ser mais produtivo na sua rotina, invista nos suplementos 100% naturais. Eles ajudam a ter mais bem-estar e, o melhor, sem prejudicar o organismo. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *